sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Hoje, Depois da Meia-noite


Parece titulo de Filme de terror ficção tipo B, mas não é nada disso, na verdade é só uma tentativa de escrever algo sobre mim, pois hoje, depois de meia noite, faço 49 anos. Talvez até pra eu ler e me ouvir dizendo isso... escrever com pensamentos em caixa alta: Hoje, dia 27 de Agosto de 2010 (parei para pensar, qual o ano que estávamos. Não que eu não soubesse, né?! Mas as vezes foge de minha mente por instantes, horas, dias, o que comi, onde dormi... Isso pra mim é mais que normal. Se não fosse sempre assim, pensaria, até, que estou ficando velho. rs), o que posso dizer a mim mesmo hoje?

Primeiro: - Pedro, para com essa mania de comer junto do computador! Dia desses você vai dar um “cunstipio”. Mas aí acho que é a minha mãe falando e não paro. Invento uma desculpa; “a comida é leve”. Mas purê c bife grelhado, é dieta?

Oxe! Faço porquê quero mesmo... Aliás... Pronto achei o que estava querendo. Essa é a palavra: “Porque quis”.

Sempre procurei fazer as coisas que quis. Alias, nunca fiz as que não quis...

Vixe, estou mentindo, acabei de me lembrar (ai esses pensamentos em caixa alta que me perseguem) já fiz muita coisa que não quis, mas nada do que eu não pudesse me perdoar. Fazer 49 anos tem disso, você fica mais tolerante com você mesmo... ou não.

Sempre achei que uma pessoa de 49 anos fosse rabugenta, seria, flácida, fraca, chata e não é nada disso. Meus amiguinhos aqui da caixa alta estão me lembrando que isso independe de 49. Está me lembrando aqui tantos momentos que foram assim, e eu nem tinha 20.

Até meus cabelos brancos, alguns deles, já faziam morada aqui,

Acho que uma pessoa de 49 tem que ter muitos amigos, ou pelo menos um fiel (e que não seja o cachorro).

Se nunca fez coisas tipo: subir e descer ladeiras, tomar banho de chuva, tomar ônibus errado, chupar manga no sol quente (com ou sem calçolão), ralar a bunda no cimento pra ganhar "miliquinhentos", roubar um beijo, falar verdade pro amigo (pelo menos que o que você acha que é, mesmo que doa em você e muito mais nele), se fazer de desentendido de vez em quando...sinceridade... Hummm, essa é a palavra!

Quando se é sincero... putz... mas sincero mesmo, você não sofre,

Já fiz algumas coisas bacanas: Um show solo, várias peças, paguei varios micos. Passar por esse planeta e não pagar micos, não vale a pena.

E se já foi acusado de roubar alguém de alguém, tomara não tenha acreditado! Mentiram pra você! Ninguém roupa nada de ninguém, muito menos um coração ou um desejo.

Tem uma coisa que acho bacana, algumas frases feitas, minha mãe sempre diz sabiamente: "Quem tem o que é seu, dá a quem quer". Nunca soube ao certo o que ela quis dizer. Inclusive acho que ela usava essa frase em coisas que não tinham muito a ver, mas adoro!

Comecei pensando em escrever uma coisa para mim e me enrolei de novo. Mas não estou com paciência, nem saco pra voltar. Então, vai assim mesmo...

Aaaah , outra coisa: "paciência", nunca finja tê-la, senão você se dá mal. Ou tem, ou não tem. Ninguém é obrigado a isso, né?! Fingir paciência... afffffffff, tenha Sta. Paciência!

E é bom que você tenha plantado árvores. Se não, pelo menos, quando ver uma semente, leve pra quem gosta de plantar. Isso já é alguma coisa... Mas tem q ser de coração! Mesmo que esses pensamentos em caixa alta pintem, e te forcem a fazê-lo! Ouçam eles... são seus... tanto os que você considera bom, quanto o ruim.

Cresci ouvindo os mais velhos dizerem: “O tempo passa muito rápido”. Sinceramente? não sei. Olha que não é de hoje que eu vivo...Vi tanta coisa. Coisas do arco da velha, do século passado. Vi o homem pisar na lua (podem me bater, mas não consigo acreditar até hoje). Lembro que foi feriado em Itamarajú, a escola "soltou mais cedo”, só algumas casas tinham TV. Na casa de minha madrinha tinha. Iriam ligar as luzes da cidade na hora do episódio....Imagina se fui pra TV?!, E fui escorregar no barranco, claro! "Sujar a bunda", rasgar a roupa, (rs). Isso sim foi tempo bom!

Em Itamarajú tinha também o cinema de Jairo. Alan Delon, A Tulipa Negra(filme com ele) e musicais tinham seu lugar http://www.youtube.com/watch?v=flm4xcOyiCo (engraçado, assistia os filmes dublados e achava que entendia tudo que eles estavam falando). Meu Deus, começo achar que eu não era uma criança normal. Vixe, ia me esquecendo, o cinema de Jairo também era templo de artistas, cantores, Valdirene e Edson Vander (querem jogar areia no meu caminho http://www.youtube.com/watch?v=gBKLXVpe5l0) kkkkkkkkkk. E a carona que eu pequei na Kombi de Odair José? Bom, depois conto isso... já ta muito grande. rs

Ah, mas teve também o tempo do Uruguai. Não o país Uruguai, mas aquele bairro ali na cidade baixa, pertinho da Chadler. Aquilo sim era chocolate! E a praia de Roma, os pulos atrás do armazém gerais... Eu era um “capitão de areia” e não sabia. Tinha minha patota e tudo.

Depois, o chame-chame, as descobertas, que já não tinha sido antes? Bom, bora pular de novo... Ah, teve também o Rio de Janeiro, aos 17, ( http://www.youtube.com/watch?v=jGqrvn3q1oo , Bob Marley) Duque de Caxias, Copacabana, Hum! Copacabana, Baixo Leblom, Lojas Americanas, amigos, Aterro do Flamengo. Depois Salvador de novo, Arte Viva. Ah, a escola de Dança Arte Viva, amigos , amigos, amigos, eternos amigos, e outra descoberta, os palcos que parece até que nasci neles. Já faz muito tempo que rezava a missa, em cima da cama, com meus irmãozinhos, com o pretexto de comer o biscoito Maria inteiro. Era parte da missa a Eucaristia, eu era o padre, comia uma hóstia inteira de biscoito Maria. Ora, o padre podia! O ki-suco era o “Sangue do Cordeiro”. Engraçado, não sei se é por isso que até hoje o Ki-suco me da uma alegria! Acho que cura qualquer baixo astral.

Dizer que essa vida é curta é injusto. Temos um tempo enorme pra viver. A natureza é sábia, só temos que aproveitar pra fazermos tudo no tempo certo. Mas aí que está o problema, (rs) não tem cartilha pra isso. Acho até que tem, mas só se aprende fazendo mesmo, errando, tentando, amando, perdoando...

Perdão, coisa que tenho que aprender. Sei que o perdão é a arma do forte. Mas, logo eu que me acho tão forte, tão cheio de mim... Bom, enfim, vou parar por aqui, sem nem saber onde deu esse texto. Só sei que, se eu reler, vou achar tanta coisa errada ou que já não pertence a esse momento, então vou enviar pra minha amiga Clara Ribeiro pra corrigir e colocar no blog, ou senão desisto.

Ah, já ia me esquecendo, faço 49 anos hoje depois da meia-noite e ainda tenho muita coisa pra viver.

Pedro Morais/novo cel.8255 5172
CBT-Cooperativa Baiana de Teatro

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Aniversário 46 Anos do Vila Velha


O 46º aniversário do Vila foi celebrado com uma festa linda! Com direito a "Carinhoso" de Pixinguinha na voz marcante de Pedro Morais.

Foto de Clara Ribeiro